Embora o feriado de Ação de Graças, Natal, Hanukkah e feriados não teístas pareçam muito diferentes este ano, sem dúvida haverá algumas ocorrências familiares. É a época em que a publicidade de alimentos está em toda parte e, mesmo em um ano em que a escassez de alimentos e as filas excessivamente longas nos supermercados foram as manchetes, as vendas de alimentos continuam a disparar enquanto as pessoas se preparam para fazer refeições especiais e acumular guloseimas sazonais.

Nos séculos passados, o inverno era tradicionalmente a época em que as pessoas começavam a encerrar o trabalho devido aos dias mais escuros e ao frio cada vez maior. Eles também comeriam mais para tentar se proteger contra invernos rigorosos.

Mas não é apenas o consumo de alimentos como  limão para cortar a menstruação  é onipresente nesta época do ano; conversas sobre comida também estão por toda parte, especificamente sobre quanto dela nós – e todos os outros – estamos comendo.

As conversas sobre nossos corpos são tão frequentes e aparentemente descartáveis ​​que é fácil esquecer os detalhes de conversas específicas; no entanto, o zumbido de sua onipresença fica aquém de muitas de nossas interações. Estamos todos tão acostumados a falar abertamente sobre como nos comparamos – ou melhor, não – às versões idealistas dos corpos que vemos em todos os tipos de mídia, que essas conversas parecem naturais, quando na verdade são tudo menos.

Não existe uma festa de aniversário no escritório ou ocasião familiar sem que várias pessoas ponham salada de repolho ou salada de batata – ou algum outro alimento “culturalmente proibido” no prato enquanto mencionam que “a dieta começa amanhã”, ou que a comida que estão prestes a consumir é aceitável porque estão “tendo um dia de trapaça”.

Essa pré-desculpa do que absorvemos por décadas como ‘mau comportamento’ se tornou tão normalizada, tão arraigada, que pareceria estranho não nos desculparmos por nossos apetites, para mostrar aos outros que estamos cientes de que nossas ações são notório. Esse desejo de vencer os outros no julgamento, denunciando a nós mesmos, é um sintoma comum da cultura da dieta, e um dos mais prejudiciais.

Essa pré-desculpa do que absorvemos por décadas como ‘mau comportamento’ se tornou tão normalizada, tão arraigada, que pareceria estranho não nos desculparmos por nossos apetites, para mostrar aos outros que estamos cientes de que nossas ações são notório.

Este tipo de “virtude” performativa está intimamente ligada à virtude de ficar sem: que, em nossa cultura capitalista, parece se aplicar apenas à comida. As pessoas se empenham por casas maiores, carros mais caros, barcos para o fim de semana, casas de férias: o excesso material é aceitável, aspiracional. Mas o excesso físico só é palatável na forma de exercícios ou dieta; há uma virtude presumida em ocupar menos espaço com nossos corpos, como se o objetivo final fosse desaparecer, encolher-nos e deixar de existir.

Estar regularmente perto desse tipo de conversa quando você está de acordo já é bastante prejudicial; mas e quando sua atitude em relação ao seu corpo começar a mudar? O que acontece quando você começa a sentir uma pontada de dor e desgosto em torno dessas conversas e começa a identificar o quão destrutivas elas são?

Aprendendo da maneira mais difícil

Antes de aprender que não havia problema em aceitar meu próprio corpo gordo e precioso, também estava imerso nessa cultura. Eu nunca fui vocal sobre isso; Nunca fui eu quem se reuniu em torno da mesa de bolo no trabalho citando o número de calorias em cada tipo de massa, ou pedindo “um quarto de uma fatia de bolo”, um movimento clássico de festa de escritório que a ativista gorda Virgie Tovar disseca brilhantemente neste vídeo do canal dela no YouTube.

Como aponta Tovar, essa prática atinge desproporcionalmente as mulheres, porque a cultura alimentar é essencialmente uma estrutura patriarcal, na medida em que monitora o corpo das mulheres para aumentar a pressão para que tenham uma aparência que agrade mais aos homens, o que, em nosso cultura atual, é magro.

Sempre achei que participar dessas conversas no trabalho faria principalmente com que as pessoas percebessem que eu era gordo, algo com o qual ainda não estava totalmente aceito ou confortável. E eu sentia que, se eu também fosse autodepreciativo, isso daria aos outros permissão para me depreciarem também.

Eu também me senti desconfortável em apoiar a autodepreciação de outras pessoas. Por estar presente nessas conversas, mas ficando em silêncio, eu teria sido cúmplice desse tipo de conversa sarcástica. E poucas coisas me fazem sofrer mais do que as mulheres serem deprimidas consigo mesmas.

Então, invariavelmente, evitei a mesa de bolo. Minha estratégia era me tornar invisível – portanto, caindo direto nas mãos da cultura dietética. Parecia uma situação sem saída.

Além disso, essas observações performativas sobre ‘ser travesso’ ou ‘ter um dia de folga da dieta’ não são apenas para o benefício da pessoa que as diz: são um sinal para aqueles ao seu redor de que estão cientes do que fazem ‘ o que está fazendo, e mesmo que eles reconheçam que é “ruim”, eles vão fazer de qualquer maneira, mas mergulhar em zombaria ou autocondenação.

Esses comentários também são um sinal para os outros: são uma forma de dizer: ‘Estou a ver-te, de olho nessa torta. E se você decidir comê-lo, você é tão ruim quanto eu ‘.

Sob o holofote

Os relacionamentos podem realmente sofrer sob o escrutínio da cultura alimentar. Todos nós temos alguém em nossa família que lançou o velho clichê de “você seria tão bonita se apenas perdesse algum peso”. Eles parecem não conseguir parar de nos ver uma foto “antes”, um projeto que não será concluído até que estejamos tão magros quanto eles querem que sejamos.

A comunicação desses desejos em nossos corpos não precisa ser verbal. Em algumas dinâmicas familiares, as filhas reduzem propositalmente sua ingestão de calorias para que não se pareçam com suas mães, que podem viver em um corpo maior e com quem têm um relacionamento terrível.

As irmãs podem competir para chegar em casa nas férias parecendo as mais magras; aqueles que engordaram podem ser provocados e perseguidos. Mesmo na idade adulta, essas interações machucam. Essas dinâmicas antigas e dolorosas podem ressurgir sem que desejemos, e podemos nos sentir impotentes em sua escravidão.

Mudando a conversa

O que acontece quando começamos a nos afastar do tipo de pensamento que nos mantém acorrentados a essas atitudes negativas em relação a nós mesmos e nossos corpos e, em vez disso, começamos a nos educar sobre a história da fatfobia e a cultura alimentar? Como existimos dentro dessa cultura sem fazer parte dela? E como interagimos com aqueles que ainda estão profundamente imersos nisso sem perder a cabeça?

1. Esteja preparado para o desafio

A verdade é que não é fácil. E você pode não encontrar uma solução que funcione para você imediatamente, ou mesmo por muito tempo. Ir contra o condicionamento de gerações exige resiliência. É preciso um grande esforço para nos concentrarmos em nossa própria jornada e não nos desviarmos do que a cultura está constantemente nos dizendo para fazer, pensar ou sentir – ou como olhar. Estamos nadando contra a maré; vai demorar um pouco para que nossos corpos e nossas mentalidades se fortaleçam.

E devemos nos acostumar a tropeçar de vez em quando, ou mesmo tropeçar todos os dias. Durante anos, nosso instinto foi censurar a nós mesmos; para comparar automaticamente nossos corpos com outras mulheres à vista; sentir-se aliviado quando não somos a maior pessoa na sala, ou a maior mulher na sala; sentir vergonha quando estamos.

Estamos condicionados, na companhia de outros, a distribuir porções para nós mesmos que “parecem” ter um tamanho apropriado, em vez de basear essas porções no que realmente queremos ou precisamos. Estamos condicionados a dizer não ao creme de leite na batata assada e sim a mais salada. Estamos condicionados a olhar além do bolo de chocolate na mesa de sobremesas e apenas pedir um café. O condicionamento da cultura alimentar é tão profundo que agora nos condicionamos em seu nome. Isso é o quão poderoso é. Ele nos treinou tão bem que agora fazemos o seu próprio trabalho.

O condicionamento da cultura alimentar é tão profundo que agora nos condicionamos em seu nome. Isso é o quão poderoso é. Ele nos treinou tão bem que agora fazemos o seu próprio trabalho.

2. Limites
Em minha experiência, todos os bons relacionamentos começam e terminam com bons limites. Em primeiro lugar, você tem que deixar claro para si mesmo quais são os seus: que tipo de tratamento estou disposto a aceitar? Onde estão minhas falas na areia em termos de piadas de outras pessoas, ou sarcasmo, ou comentários murmurados? Em que ponto estou disposto a falar e me defender claramente?

Se praticarmos impor nossos limites – por mais doloroso que possa ser às vezes – lentamente, as pessoas começam a reconhecer que levamos a sério nosso respeito próprio. Isso, por sua vez, geralmente os faz nos tratarem com mais respeito. E se isso não acontecer, podemos precisar ser mais diretos ao expressar o que precisamos – e não precisamos – desse relacionamento em particular.

3. Encontre pessoas de mentalidade semelhante

Uma das maneiras mais eficazes de lidar com os efeitos da cultura alimentar é formar um grupo com pessoas que pensam da mesma forma, aquelas que estão em um estágio semelhante ao seu em termos de se livrar da cultura alimentar e tentar fazer as pazes com seus corpos.

Fazer parte de um grupo de bate-papo com mulheres que também não gostaram da cultura dietética me ajudou enormemente em minha jornada. Nós três nos conhecemos online por meio de amigos em comum, mas nunca todos nos conhecemos pessoalmente. E ainda assim nossa dinâmica é poderosa e me ajudou em alguns dias realmente difíceis.

Lydia e Junie

Eu segui o trabalho de ilustração de Lydia por alguns anos antes de conhecer alguém em comum. Mas foi só quando Lydia começou a postar conteúdo em sua conta do Instagram sobre a fatfobia e a cultura da dieta que me senti confortável o suficiente para entrar em contato com ela. Eu estava apenas começando a desfazer as amarras da cultura da dieta por alguns anos na época, começando com a leitura do Shrill de Lindy West.

Quando o Dietland da AMC surgiu, eu estava pronto para falar sobre tudo que estava aprendendo. Tenho sorte que meu parceiro está incrivelmente a par do pensamento anti-cultura dietética e o defende desde que começamos a falar sobre isso (regra dos aliados gordos), mas eu queria compartilhar meus sentimentos com pessoas que estavam passando por coisas semelhantes a mim .

Lydia e eu começamos a conversar no Instagram, depois fomos para o WhatsApp. Nesse ponto, Lydia mencionou que sua amiga Junie gostaria de se juntar a nós, pois ela estava em um lugar semelhante. Acontece que Junie e eu também tínhamos um amigo em comum (ah, a internet!), Então me senti mais do que confortável com essa sugestão. Quando nós três começamos a nos conectar, uma nova dinâmica emergiu e nos conectamos muito rapidamente sobre nosso senso de humor, indignação feminista e amor por Lizzo. Nosso vínculo foi solidificado.

Trazemos nossas inseguranças para o grupo; pedimos dicas uns dos outros sobre questões como como fazer as pazes com nossas barrigas, onde encontrar shorts anti-chub-rub para usar sob os vestidos no verão (dica: Collants Snag), e conversamos livremente sobre nossas lutas e triunfos com alimentação intuitiva.

A cada mensagem, sinto-me mais vista, mais compreendida e com mais poder para continuar nesta jornada. Todos nós três ainda estamos nadando contra a maré em nossas próprias vidas: todos nós encontramos pessoas que estão tão envolvidas na cultura da dieta que não conseguem entender por que não estamos e, na verdade, tomamos isso como uma afronta pessoal que desafiamos sua visão de mundo a) sendo gordos eb) ficando à vontade com isso.

E todos nós ainda conhecemos pessoas que nos falam sobre seus planos de perda de peso e como eles ficariam melhor e se sentiriam melhor assim que perdessem cinco quilos – mulheres que estão nos dizendo de uma maneira muito real que embora estejam felizes para nos falar sobre seus próprios problemas corporais, eles não querem se parecer conosco. Todos nós ainda estamos tentando encontrar maneiras saudáveis ​​de dizer a eles que não estamos interessados ​​em conversas sobre dieta e pergunte se eles poderiam nos acompanhar no último episódio do programa de TV que nós dois gostamos.

Como nossas jornadas são paralelas, somos capazes de dividir nossos problemas em três quando os discutimos. Uma vitória para um de nós é uma vitória para todos nós. Por exemplo, um de nosso grupo encontrou recentemente um treinador pessoal informado por HAES (‘Health At Every Size’, um livro e movimento iniciado por Lindo Bacon, PhD), e suas mensagens sobre isso foram tão comoventes, edificantes e esperançosas que pareciam como um grande salto em frente não apenas para nós, mas para os defensores da cultura anti-dieta em todos os lugares.

E o melhor: essas mulheres se tornaram verdadeiras amigas. Eles me sustentam em meus momentos baixos, reservam espaço para minhas sensibilidades e minhas contusões emocionais e me fazem rir como um ralo. Tenho muita sorte de conhecê-los e de ter seu apoio. Eu sinto que estaria muito mais atrasado em minha própria jornada e educação em torno deste assunto, não fosse por essas duas mulheres incríveis.

Se você não conhece ninguém pessoalmente que esteja em um estágio semelhante ao seu, é provável que haja uma ou duas pessoas que você segue nas redes sociais que estão. Se eles forem abertos sobre sua jornada e você sentir um relacionamento com eles, pergunte se eles podem estar interessados ​​em começar um grupo. Explique por que você os procurou. Se eles já estiverem postando missivas anti-cultura dietética, eles provavelmente estarão abertos para falar sobre isso com você.

5. Encontre seus aliados

Definitivamente ajuda que cada uma de nossas parceiras seja firmemente feminista e totalmente anti-fatfóbica. Sabemos que somos afortunados; nem todo mundo que se afasta da cultura dietética tem tanta sorte. Já li muitos relatos de mulheres que tentam ser mais intuitivas sobre como e quando comem, mas que ainda têm parceiros ou membros da família que esperam um certo tipo de refeição no mesmo horário todos os dias – uma demanda que está longe de ser útil para sua própria jornada.

Mas os aliados estão lá fora. Você já deve conhecer alguns que se sentiram tímidos em trazer o assunto à tona e estão esperando que você o faça. Quanto mais confortável você se sentir em seu próprio corpo, maior será a probabilidade de querer falar sobre isso com pessoas em quem pode confiar.

E, como mencionado acima, a internet está cheia de pessoas brilhantes que também estão falando merda sobre o tratamento daqueles em corpos maiores. Tudo o que você precisa fazer é ler os comentários nas postagens de pessoas como Jes Baker, Lindy West, Stephanie Yeboah e Sonya Renee Taylor – entre muitos outros – para ver o quanto há contra o condicionamento fatfóbico.

6. Esteja pronto para suas respostas

Pode ser útil preparar algumas ferramentas para ter à mão, caso precise usá-las. As sugestões que listei abaixo são genéricas o suficiente para que ninguém se ofenda (embora não possamos controlar isso, é claro), mas diretas o suficiente para que sua mensagem seja alta e clara para quem você a está direcionando:

Eu ouço o que você está dizendo, mas este tópico me deixa desconfortável. Por favor, podemos conversar sobre outra coisa?

Somos todos tão interessantes! Não podemos encontrar outra coisa para conversar?

Acho que talvez discordemos sobre esse assunto. Podemos passar para outra coisa?

Eu só vou pegar uma bebida. (É absolutamente normal se ausentar da conversa – faça tudo o que for necessário para a sua saúde mental.)

Esperança

Estamos enfrentando um enorme desafio ao nos opor ao status quo. Não será possível mudar a opinião de todos, e temos que lembrar que eles cresceram exatamente com o mesmo condicionamento que nós. Nenhum argumento que apresentamos pessoalmente a eles será tão persuasivo quanto aquele que eles vêm praticando durante toda a vida.
Mas fugir do condicionamento que nos acompanhou por muito tempo não precisa ser uma caminhada solitária no escuro. Há tantas pessoas que estão se juntando a este movimento, e muitas outras que estão começando a expressar suas opiniões e perspectivas. É normal prestarmos atenção a eles em silêncio até que estejamos prontos para nos envolver. Este é um longo caminho e requer tenacidade.

Para continuar, tudo o que temos que fazer é lembrar a nós mesmos que não estamos nesta jornada para o benefício de ninguém, exceto o nosso, pelo menos para começar. Precisamos de tempo para cuidar das partes de nós mesmos que foram maltratadas – conscientemente ou não – durante toda a nossa vida. E somente quando estivermos prontos, podemos começar a falar por nós mesmos e pelos outros; e finalmente responda àqueles que tentam nos manter calados.